Mediastino

Tumores mediastinais são massas sólidas ou císticas que se formam no espaço que se localiza entre os pulmões, chamado de Mediastino. Esta área, localizada no tórax é limitada anteriormente pelo osso esterno, posteriormente pela coluna vertebral, lateralmente entre os dois pulmões, inferiormente pelo músculo diafragma e, contem órgãos e estruturas como o coração, os grandes vasos, a traqueia, o timo, linfonodos e o tecido conectivo e se divide em três compartimentos: anterior, médio e posterior.

As massas e cistos ocorrem em localizações preferenciais no mediastino, de acordo com a presença anatômica de um órgão ou uma estrutura e a idade do doente; na infância, por exemplo, as afecções são mais frequentes no compartimento posterior e geralmente são benignas, enquanto nos adultos o compartimento anterior é o mais acometido e as doenças nele localizadas são em geral malignas e representadas pelos timomas e linfomas.

Quase 50% das massas e cistos mediastinais não produz sintomas e são detectadas ocasionalmente em radiografia de tórax, constituindo-se em achados ocasionais. Quando as massas e cistos produzem sintomas, estes estão relacionados à compressão, deslocamento ou invasão das estruturas anatômicas existentes no local e podem incluir dor torácica, tosse, rouquidão, dificuldade para engolir ou respirar e febre. O exame físico pode mostrar febre, achados de ausculta pulmonar, aumento de linfonodos na região cervical, emagrecimento e falta de ar.

O diagnóstico é realizado em geral por meio de exames complementares laboratoriais, radiografia de tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ainda operações torácicas minimamente invasivas como biópsia percutânea com agulha guiada por tomografia computadorizada, ou ainda com o auxílio da videomediastinoscopia e videotoracoscopia.

O tratamento das massas e cistos do mediastino dependem do tipo de doença, benigna ou maligna e é na imensa maioria da vezes operatório com a resseção da lesão, acompanhado ou não tratamentos adjuvantes.

Os tumores de mediastino constituem uma grande indicação para a Cirurgia Torácica Robótica.